segunda-feira, 1 de março de 2010

U.S. Army lança mais 3 satélites GPS


Muita gente do meio "geo" sabe, a tecnologia GPS foi criada pelas forças armadas americanas, mais especificamente a marinha, mas que possui grande uso nas 3 forças bélicas e blá, blá , blá.
Obviamente, não seria devido ao grande crescimento do uso de sistemas de posicionamento veicular ou pela segurança de um ou dois xeiques árabes que faria o mais poderoso exército do mundo aumentar o número de satélites do sistema GPS.
Não! Claro que seria para aumentar a "precisão e acurácia" do posicionamento de tropas e poder de fogo no país considerado principal esconderijo do maior terrorista do mundo.
Como sabe-se, é preciso um número mínimo de 3 a 4 satélites para realizar a triangulação necessária e o receptor calcular a posição em que está. Caso haja obstáculos no recebimento dos sinais dos satélites, a demora na aquisição de informações para o cálculo atrapalha a vida de quem precisa desse "serviço", assim como os soldados americanos no meio de grandes vales nas montanhas rochosas afegãs, que representam um grande problema para a segurança nacional dos EUA.
Por isso, em mais ou menos um ano, o atual número de 24 satélites do sistema passará para 27, de acordo com o Comando Estratégico do US Army.
Uma vantagem bélica aos americanos e uma ajuda a mais para quem trabalha com GPS e precisa de uma ajudinha de vez em quando, principalmente medindo sangas e arroios para GIR.


Fonte: NY TIMES


PS: Desculpem o grande período de ausência. Estive passando por grandes mudanças na vida profissional. Espero poder escrever mais esse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário