quinta-feira, 9 de julho de 2009

GPS de navegação com precisão de centímetros?

Dia desses fazendo uma pesquisa sobre GPS para um trabalho para a disciplina de GNSS, onde havia uma questão que perguntava se era possível que com os GPS de navegação (conhecidos pelos mais íntimos como Garminzinhos XD) conseguir uma precisão centimétrica pelo modo absoluto de recepção.
De primeira, achei que não havia como, mas de fato, pelo lado estatístico, há sim. A probabilidade do ponto pego pelos GPS de navegação estar dentro da precisão centimétrica é de poucos %, talvez menos de 5%. Ou seja, se você pegar 100 vezes o mesmo ponto, há chance de pelo menos 1 desses estar dentro desse limite. Mas saber qual, tá aí um problema que no meu atual estado de conhecimento na área não há como eu descobrir.
Pesquisando mais fundo, descobri que há pesquisas nessa área e também softwares que extraem as observáveis da portadora L1 desses GPS. Trocando em miúdos, os GPS de navegação nada mais informam que as coordenadas X, Y e Z, em UTM ou geográficas. Os usuários não necessitam mais do que isso. Mas para realizar um pós processamento dos dados, é preciso ter os PRN's e as fases das Portadoras (L1 ou L2), também chamados de dados brutos.
Mas como obter tais dados de um Garmin? Aí que entra os pesquisadores do Instituto de Engenharia de Levantamento e Geodésia Espacial (IESSG), da Universidade de Nottingham, que desenvolveram o software GRINGO (GPS RINEX Generator), que extrai as observáveis da portadora L1 dos GPS de navegação em formato RINEX, sendo possível realizar um pós-processamento em softwares apropriados, como Ashtech Solutions ou Topcon Tools.Há outros softwares, como o Async e GAR2RNX, que também realizam esse processo.
Infelizmente ainda não testei tais programas e seus resultados, mas já li alguns experimentos de profissionais que conseguiram precisões de até 35cm nas coordenadas XYZ. Depois de ler isso, fiquei bem mais interessado no assunto, mesmo que não dê em nada.
Fonte: geocomciencia

Um comentário:

  1. Que 'meda' de comentar aqui. Ainda mais porque não saco nada de geografia e sempre falo bobagens. =x

    Mas vamos ao primeiro de vários.

    Eu super perdida que sou, fico maravilhada com essas invencionices geográficas de localização. Quando mapearam o planeta e colocaram o Google maps no ar fiquei estupefada.

    Apenas lastimo que os GPSs disponíveis no mercado não saibam fazer rotas desviando das favelas do Rio de Janeiro. =x XD Seria muito útil. Quem sabe com essa precisão centimétrica não seria possível aproveitar a informação para gerar escalas de risco para as áreas mapeadas? (devaneios de uma amadora)

    o/

    ResponderExcluir