quinta-feira, 7 de outubro de 2010

GIS Day 2010





Desde 1998, o GIS Day têm arrebanhado cada vez mais seguidores em todo o mundo, patrocinado pela ESRI, detentora de pelo menos 30% do mercado global de soluções em GIS. A cada ano, o dia do SIG vem criando novas formas de pensar e agir geograficamente. Muitas comunidades ao redor do mundo criam a sua maneira, de acordo com sua cultura e moral, de festejar e organizar o GIS Day, como o já tradicional GIS Cake, bolo em formato de globo ou qualquer fator que remeta em GIS.

domingo, 29 de agosto de 2010

Into the Wild


Há um certo tempo assisti esse filme quando ainda era "estudante assíduo" e "acompanhado". Película realmente boa, simples e que passa uma mensagem. Ou duas. Baseado em fatos reais, dirigido por Sean Penn, conta a história de Chritopher McCandless, que tendo uma família perturbada, assim que termina a faculdade, doa todas suas economias para a caridade e saí numa jornada pelos EUA, Canadá e Alasca a fim de encontrar seu lugar no mundo.
Já a trilha sonora, sem saber que a fez antes de ver o filme, me chamou a atenção pois já conhecia a voz, sendo que todas as canções pareciam ser do mesmo cantor. E eram.
Ao procurar a trilha no google mais tarde, descobri que Eddie Vedder fez a trilha sonora do filme, que agora, muito tempo depois, resolvi ouvir novamente e postar aqui.
Destaque para Hard Sun e Society.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Homem usa GPS para escrever mensagem de 20 mil km

Ayn Rand, escritora, dramaturga e filósofa, tem milhões de fãs pelo mundo. Mas um deles é especial: um homem rodou quase 20 mil quilômetros, em 30 estados dos EUA, para rabiscar uma mensagem que só poderia ser vista pelo Google Earth: "Leia Ayn Rand".


'
"Leia Any Rand", mensagem escrita por Nick Newcomen em uma viagem de 20 mil quilômetros pelos Estados Unidos

Nick Newcomen fez uma viagem de mais de 30 dias que cobriu o país de costa a costa. Primeiro, ele identificou em um mapa a rota que ele precisaria percorrer para deixar a mensagem clara. Depois, colocou um dispositivo de GPS em seu carro para rastrear o caminho e pegou a estrada.

"A principal razão por que eu fiz é por ser um fã de Ayn Rand", diz ele. "Na minha opinião, se as pessoas lerem seus livros e levarem a sério as suas ideias, o país e o mundo seriam lugares melhores."

Iniciando a sua viagem em Marshall, Texas, ele ligou o aparelho quando ele queria escrever uma carta e desligou o aparelho entre as letras. Os dados registrados no GPS foram carregados para o Google Earth para produzir a imagem acima.

Informações sobre os livros de Ayn Rand e detalhes da viagem de Nick estão no site World's Biggest Writing.


Se eu fizesse isso com as viagens de carro que faço, no máximo escreveria um "S"...

segunda-feira, 1 de março de 2010

U.S. Army lança mais 3 satélites GPS


Muita gente do meio "geo" sabe, a tecnologia GPS foi criada pelas forças armadas americanas, mais especificamente a marinha, mas que possui grande uso nas 3 forças bélicas e blá, blá , blá.
Obviamente, não seria devido ao grande crescimento do uso de sistemas de posicionamento veicular ou pela segurança de um ou dois xeiques árabes que faria o mais poderoso exército do mundo aumentar o número de satélites do sistema GPS.
Não! Claro que seria para aumentar a "precisão e acurácia" do posicionamento de tropas e poder de fogo no país considerado principal esconderijo do maior terrorista do mundo.
Como sabe-se, é preciso um número mínimo de 3 a 4 satélites para realizar a triangulação necessária e o receptor calcular a posição em que está. Caso haja obstáculos no recebimento dos sinais dos satélites, a demora na aquisição de informações para o cálculo atrapalha a vida de quem precisa desse "serviço", assim como os soldados americanos no meio de grandes vales nas montanhas rochosas afegãs, que representam um grande problema para a segurança nacional dos EUA.
Por isso, em mais ou menos um ano, o atual número de 24 satélites do sistema passará para 27, de acordo com o Comando Estratégico do US Army.
Uma vantagem bélica aos americanos e uma ajuda a mais para quem trabalha com GPS e precisa de uma ajudinha de vez em quando, principalmente medindo sangas e arroios para GIR.


Fonte: NY TIMES


PS: Desculpem o grande período de ausência. Estive passando por grandes mudanças na vida profissional. Espero poder escrever mais esse ano.