segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Free GIS


Faz algum tempo, creio que uns 2 anos atrás, resolvi começar a me aventurar com linux, instalando a distro Ubuntu no meu velho PC. Na época, era a versão 8.04, que pedia no 256mb RAM pra rodar de maneira satisfatória, já que podia se comprar ao Windows Vista, hoje. Não ficou muito bom o rendimento e acabei desistindo. Esse ano, novamente resolvi voltar a usar o sistema (agora com um PC bem melhor) e não me arrependo. A transição -ou migração- do XP para seu sucessor ou até mesmo o Seven, muitas vezes não é muito bem vista. Eu mesmo encontrei algumas dificuldades de manuseio dos novos sistemas em relação ao mundialmente aceito XP. Ao contrário da migração de um sistema pago para um free, que é o caso do Ubuntu. Um sistema livre, muito amigável de se utilizar, tendo inúmeras vantagens. Comecei a usar em casa, como teste, e logo passei a utiliazar no laboratório do Politécnico, para fins de testes também, observando como o sistema de comportava em relação ao Windows.
Buscar por softwares de Geomática livres foi um pulo.
Comecei com o famoso Spring, conhecido por 99% dos brasileiros que mexem com GIS e afins, logo busquei o Quantum GIS, ótimo para vetorização e aceita arquivos de shape, GRASS GIS, da mesma empresa do Quantum, mas mais voltado à banco de dados, também o gvSIG, este último ainda não trabalhei muito. Idéias no curso surgiram e grupo de pesquisa já foi formado. Iremos pesquisar e usar sistema e softwares livres a fim de disseminar entre os estudantes a idéia de utilizar tais ferramentas em seus correntes e futuros trabalhos.
Futuramente irei postar mais sobre isso. Por hora, deixo alguns links para quem queira "se desprender das amarras capitalistas" dos softwares e sistemas operacionais comerciais.

http://www.ubuntu.com/
http://geoparalinux.wordpress.com/
http://sites.google.com/site/geosaber/
http://www.linuxjournal.com/content/desktop-gis-linux-introduction